segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

NUVENS - Mostrarão ou esconderão a Cristo?






Está vendo Jesus na imagem abaixo? Será que Jesus estaria ali, OCULTO pela nuvem?
O que será que a Bíblia diz?

Jesus viria nas nuvens

A Bíblia fala, em Apocalipse 1:7 e em Mateus 24:30,31, que Cristo voltaria “nas nuvens e que todo olho o veria”. 
Porém, quando isso acontecesse, estariam se “batendo em lamentação”. 
Talvez isso mostre que só o veriam, ou o perceberiam, na destruição final, pois estariam se LAMENTANDO.

Parece que pelo tipo de destruição sofrida, à base de fenômenos da natureza, como vulcões, violentas tempestades, terremotos, enchentes, incêndios, etc., embora não vissem a Cristo, saberiam que estavam sendo executados por ele (Lucas 23:30 - Apocalipse 6:15,16).
Assim, “todos o veriam”, ou seja, só no ato final, da destruição dos iníquos, é que perceberiam a PRESENÇA dele. 

Mesmo porque, sempre que se menciona uma “nuvem” em associação com Jesus, isso indica uma presença espiritual, como em Daniel 7:13,14 e Mateus 24:30,31 (como o Filho do Homem), em Mateus 17:5 (na transfiguração) e em Atos 1:8-11 (na ascensão ou “subida aos céus”).    

Que ele poderia VIR sem ser visto, pode ser deduzido da sua ascensão, quando "subiu aos céus".
Naquela vez, Cristo se "despediu" numa NUVEM, mas. a humanidade em geral daquele tempo, religiosa ou não, NÃO viu nada.

As pessoas só souberam da sua PARTIDA, pela pregação dos seus discípulos. 
E mesmo os seus discípulos só o tinham visto "subir ou elevar-se ao céu". 
A partir do momento que "a nuvem entrou em cena", NÃO o viram mais. 
Isso fica bem claro em Atos 1:9, que diz: "... vendo-o eles, uma nuvem o recebeu, OCULTANDO-O a seus olhos" (Almeida) ou "... uma nuvem o arrebatou para cima, FORA da vista deles" (TNM) ou "... à vista deles, ele se elevou, e uma nuvem veio TIRÁ-LO de suas vistas" (TEB).   

Portanto, quando Jesus "entrou" na nuvem, NINGUÉM mais o viu. 
Seus apóstolos SABIAM que a "presença" dele estava por ali (tanto que ficaram "vidrados" olhando para o céu - Atos 1:10), mas não viam mais a sua pessoa. 

Não é à toa que, em Mateus 24:3, quando os apóstolos pediram a Cristo um "sinal" para a sua volta, foi usada a palavra "parousia", que significa "PRESENÇA". 
Na realidade, então, eles haviam perguntado: "... Qual será o sinal de tua presença?" e NÃO "Qual será o sinal de tua vinda?", como algumas traduções mostram. 
A maioria parece não ter percebido, mas existe uma DIFERENÇA nesses termos usados. 

Para que isso fique bem acentuado, é bom que se repita o que aconteceu na sua "subida ao céu".
A partir de quando Cristo "entrou" na nuvem, ele NÃO foi mais visto por ninguém. 
Só o tinham visto até chegar a ela.
 
A Bíblia diz que a nuvem "ocultou-o" ou "tirou-o de suas vistas". 
Mas os apóstolos CONTINUARAM olhando para a nuvem.
Não o viam mais, mas continuaram olhando para cima (Atos 1:10). 
Assim, quando Jesus estava nas nuvens, apenas sentiram a PRESENÇA dele. 
Tinham a certeza de que ele ESTARIA por lá, mas não o viam mais. 

Portanto, quando "chegasse nas nuvens", na sua volta, a situação se REPETIRIA, tendo em vista que aquela passagem mostra que a “sua volta seria da mesma maneira” ou do “mesmo modo” (Atos 1:11).
Nas duas ocasiões, então, tanto na sua partida como na sua volta, parece que, quando Jesus estivesse "nas nuvens" apenas seria SENTIDA a "presença" dele, mas NÃO seria visto mais o seu corpo físico.
Até porque, agora, Jesus estaria GLORIFICADO e teria a aparência de um ANJO poderoso, como mostra Apocalipse 1:13-16.
Olhos humanos podem ver "anjos" ou "espíritos"?
NÃO podem. Não de maneira normal (olhos humanos NÃO podem ver seres espirituais).
Seria até "contra a lógica" as pessoas verem a Jesus na sua forma atual.
Mais "lógico" seria que pudessem SENTIR a sua presença, mas sem ver o seu corpo espiritual.   

Ainda há o fato de que, daquela vez, tudo aconteceu de um modo discreto, pois apenas o pequeno grupo de seus apóstolos assistiu. 
Assim, como a sua “volta” seria do "mesmo jeito", apenas um pequeno grupo a ASSISTIRIA e, depois de confirmada, faria o ANÚNCIO dela ao resto do Mundo. 

É só comparar: 
Assim como a humanidade em geral daquele Mundo antigo NÃO viu nada, nas nuvens, e só soube da partida dele pelos seus servos antigos, a humanidade em geral deste mundo de agora também NÃO veria nada, nas nuvens, e só saberia da chegada dele pelos seus servos de agora (Atos 1:8-11 – João 14:19-21 - João 17:14-22 - Mateus 28:19,20). 

Portanto, o fato da Bíblia falar, naqueles dois textos, que a volta de Cristo se daria “numa nuvem e que todo olho o veria”, talvez NÃO quisesse dizer que ela seria vista por todos no seu início, mas que isso se aplicaria na etapa final dela, pois quando isso acontecesse, ou quando TODOS o vissem, nas NUVENS, estariam se lamentando, o que indicaria que o teriam visto tarde demais.
   
Na primeira vinda de Cristo, existiam DUAS interpretações. 
Uma, que os sacerdotes judaicos defendiam e outra, bem DIFERENTE, que foi defendida pelos apóstolos e discípulos.
Os sacerdotes faziam parte da MAIORIA religiosa e os discípulos verdadeiros eram MINORIA.
  
Hoje também existem duas INTERPRETAÇÕES: a de que Jesus apareceria nas nuvens em corpo visível, que é defendida pela maioria religiosa, e outra bem diferente, defendida por uma minoria que se diz cristã, dizendo que ele NÃO apareceria em corpo visível. 
Essas duas interpretações são o que os religiosos dizem, até 2020.
Qual das duas estaria certa?
No passado, quem esteve certa, foi a minoria.    

MAS... o que Jesus disse a respeito de sua volta? 
Na despedida de seus apóstolos, ele foi bem claro, quando lhes falou: 
“O mundo NÃO me observará mais, mas vós (os seus servos) me observareis.” (João 14:19). Portanto, na sua volta existiria um grupo de pessoas que seriam seus servos verdadeiros, que nem aqueles discípulos haviam sido, no primeiro século.
NÃO importa quem fossem, mas eles conseguiriam vê-lo e, por causa disso, SABERIAM da sua chegada. .   

Se existisse um grupo de pessoas ANUNCIANDO a chegada ou a volta de Cristo, bem poderiam ser seus leais seguidores. (Mateus 10:7)

No tempo de Jesus, embora ele estivesse por lá, em carne e osso, fazendo todas aquelas obras maravilhosas, como "alimentação, curas, esclarecimentos, ressurreições, etc.", nem todos perceberam a presença dele.
Viam-no e falavam com ele, MAS não o reconheciam (Mateus 13:13-15). 
Assim, na sua volta, aconteceria a mesma coisa.
A maioria NÃO o enxergaria.
Isso indicaria que o fato de voltar ou não em corpo físico, não servirá de desculpa para deixar de perceber a sua volta. 
Naquela primeira vez, embora tivesse vindo como ser humano, bem VISÍVEL, muitos não o enxergaram.
Portanto, NÃO é o corpo físico que fará com que o ENXERGUEM (João 14:19 - Mateus 25:31-40).  

No primeiro século, apenas os apóstolos e discípulos perceberam ou enxergaram que viviam na época da primeira vinda de Cristo. 
Já os religiosos tradicionais, que eram dominantes, NÃO entenderam nada. 

Além de não entenderem, ainda fizeram pouco caso. 
Disseram que somente “gente ignorante (ou amaldiçoada), que NÃO conhecia a Lei”, poderia acreditar na presença de Jesus. 
Disseram mais. 
Disseram que "se tivessem pesquisado (as Escrituras)", veriam que o Cristo NUNCA "apareceria na Galileia" (João 7:45-52). Entretanto, Mateus 4:14-16 cita Isaías e diz que a grande LUZ, que “apareceria na Galileia”, referia-se ao Cristo.   

Portanto, apesar de os sacerdotes se julgarem REPRESENTANTES de Deus e de serem “doutores na Lei”, embora tivessem e lessem as Escrituras, NÃO conheciam, ou NÃO sabiam interpretar, o que os seus próprios escritos lhes diziam. 
PENSAVAM que Jesus NÃO apareceria na Galileia, MAS ele apareceu na Galileia ou pensavam que Cristo apareceria de UM jeito e ele apareceu de OUTRO jeito.

No caso, ignorantes eram eles e não os humildes cristãos, que acreditavam que as Escrituras se CUMPRIAM naquela época.
   
Hoje, poderíamos incorrer no mesmo ERRO. 
Embora alguns humildes pregadores nos falem, repetidas vezes, inclusive em nossas CASAS (Atos 20:20), que Cristo já estaria presente (sem corpo visível), NÃO acreditamos e fazemos "pouco caso" (2 Pedro 3:3,4). 

Será que Cristo já não estaria, mesmo, oculto pelas NUVENS, apenas aguardando as ordens de Seu Pai para agir? (Mateus 24:3-14,29-31 - Marcos 13:32)
Será que essa minoria atual, que diz que "Cristo já voltou", não estaria certa?

Lembremo-nos de que aquela minoria do primeiro século era DIFERENTE da maioria religiosa daquela época também, mas, apesar disso, embora fossem humildes (Atos 4:13), somente eles entenderam o verdadeiro ensinamento de Jesus e somente eles  RECONHECERAM que Jesus já havia CHEGADO naqueles dias, conforme constava na Bíblia. (João 8:32 e 17:3,17)

Será que a História não estaria se REPETINDO?





Crédito da Imagem no início: Postagens na Internet




Nenhum comentário:

Postar um comentário